Dia Mundial da Voz

Dia Mundial da Voz

A voz é um instrumento incrível, e um meio poderoso de transmitir emoções e ideias.

A maioria das pessoas consegue reconhecer uma voz e criar uma imagem mental do dono da voz muito próxima da realidade - estudos provam que, através da voz, os ouvintes conseguem avaliar a personalidade, o estado de espírito e até o estado socioeconómico de quem a produz.

Podem não ter voz de rico, mas é possível ter uma rica voz. Já vos demos alguns exercícios para a poderem aquecer e melhorar, o que é sempre útil já que usamos a voz o dia todo, seja com os amigos, a família, no trabalho, a falar ou a cantar, pelo que recomendamos que tenham cuidado com ela.

É que uma boa voz pode ser hipnotizante. A voz da mãe diminui os níveis de stress de uma criança, quase tanto como um abraço. A não ser que seja usada para articular uma frase que comece com os dois primeiros nomes da dita criança...

Mas o que define uma voz? Vamos ver alguns factos sobre o que é a voz e como se produz.

Mecânica

  • A voz funciona em três partes: respiração, que cria o ar necessário para a fonação, que é a parte em que o ar vibra nas pregas vocais, terminando na articulação e amplificação dos sons criados, na garganta, boca, nariz.

  • A respiração é muito importante. Os cantores dependem muito dela (todos dependemos, mas os cantores mais), pelo que fazer exercício físico que aumente a capacidade pulmonar melhora o desempenho. A natação é altamente recomendada.

  • A maioria das mulheres têm uma voz mais aguda que os homens: em média estão Sol, abaixo do Dó intermédio, e os homens ainda mais abaixo, no Dó -1. Isto deve-se às características físicas de cada género, que começam na estrutura do aparelho fonador. Os bons cantores aprendem a modificar essa estrutura para retirar o máximo proveito do som criado.

  • É que a voz é um trabalho de equipa de mais de 100 músculos, localizados maioritariamente no pescoço, peito, maxilares, lábios e língua. A forma do pescoço, do peito, a posição da língua, e outras características físicas afetam o timbre, o volume, o tom da voz.

  • Estas características fazem com que cada voz seja única. Se a forma e dimensões das cordas vocais ajudam a criar o som de uma voz, a estrutura física e o tamanho de uma pessoa também ajudam. Mas não se enganem, há pessoas pequenas com grandes vozes.

A voz é como um músculo. Se não for estimulado atrofia. Se for abusado, rasga. Para exercitar a vossa voz, podem seguir os seguintes passos.

Avaliem a vossa voz. Gravem-se e sejam críticos.  Passem a barreira de acharem que não soam nada a vocês e vejam que características gostam - ressonância, timbre, articulação - e vejam onde podem melhorar. Peçam a ajuda dos vossos amigos.

Definam objetivos realistas. Querem usar a vossa voz para cantar ópera no Teatro São Carlos ou apenas para poderem falar o dia todo com clientes, alunos, colegas, ou serem ouvidos claramente no meio do trânsito pelos outros condutores quando lhes chamam a atenção? Esta última é capaz de ser má ideia, o stress é péssimo para a voz.

Treinem a vossa voz como se fossem um atleta. Existem imensos exercícios que vos podem ajudar a atingir o vosso objectivo, seja ele aumentar a vossa capacidade vocal ou aumentar a sua resistência. Aprendam a respirar. A sério, respirar corretamente faz um mundo de diferença.

Mantenham-se hidratados. Bebam água, bebidas mornas, evitem o álcool, o tabaco e comidas picantes. Pelo menos antes de concertos, gravações, palestras e afins.  

Uma boa voz ultrapassa fronteiras, línguas, estilos.  E não acreditem no mito que cantam mal. Cantar aprende-se, e é preciso ouvir muito e bem para se conseguir cantar melhor também. Ter aulas ajuda muito. E não se esqueçam, quem canta seus males espanta, e alguns vizinhos também.

Acima de tudo, usem a vossa voz para se fazerem ouvir da melhor maneira, para expressar as vossas emoções, para passar a mensagem. E divertirem-se, porque poucas coisas são tão libertadoras como cantar.

Em conjunto, a solo, no duche ou em palco, cantem.

Publicado no dia 2019-04-16 por Salão Musical de Lisboa Atualidade 0 62

Deixar um comentárioDeixar uma resposta

Tem que ter a sessão iniciada para poder comentar este artigo.

Procurar no blog

Categorias do blog

Sem produtos

A ser calculado Portes de envio
0,00€ Total

Pagar