Usar pedais à BOSS - pedais de efeitos para diversos estilos

Usar pedais à BOSS - pedais de efeitos para diversos estilos

Quais são os pedais de que precisam para tocar o vosso género musical favorito? Há tantos para todos os efeitos, gostos e estilos que é difícil saber por onde começar.

Este artigo vai dar-vos algumas ideias para poderem criar o vosso setup básico de pedais para o vosso estilo, seguindo recomendações e ferramentas da BOSS. Podem ouvir os resultados num simulador para onde ligamos no final do texto.

E já sabem por que ordem devem colocar os vossos pedais? Se quiserem ter uma ideia, vejam como devem ordenar os pedais de efeitos e voltem no final.

Como os pedais têm o input do lado direito e o output do lado esquerdo, a sequência será sempre da direita para a esquerda. Agora que temos as ideias em ordem, vamos dar ao pedal.

Pedais de efeitos para blues

O Blues vive da expressão dos guitarristas, pelo que os pedais devem potenciar as subtilezas de cada um, sem sobrecarregar cada nota.

Um bom setup para blues pode ser como o que vêem na imagem. O Blues Driver dá logo aquele timbre quente e ligeiramente sujo, mas que pode ter mais consistência com o Compression Sustainer. Dêem algum Chorus para estilizarem o vosso som ou Delay para que os vossos licks ecoem pelas paredes fora. Basta só juntar eletricidade.

Pedais de efeitos para Rock

Para tocar rock basta um pouco de distorção e muita atitude. Mais ou menos. Podem começar bem com o DS-1, um pedal clássico que anda há mais de 40 anos a dar o tom aos maiores guitarristas de todos os tempos e depois, de acordo com o gosto pessoal, dar outra dimensão à vossa distorção com Chorus ou Flanger. O Digital Delay repete a presença, porque todos os setups devem ter um. O que interessa é que soem bem alto e agressivos, sem perder nuances técnicas.

O que interessa é que soem bem alto e agressivos, sem perder nuances técnicas.

Pedais de Efeitos para Metal

Para arrancar com a nossa sequência para um som de Metal a cair para o clássico temos duas alternativas: o Metal Zone e o Metal Core, ambos pedais desenhados pela BOSS para guitarristas que pretendem invocar o seu lado mais negro através de riffs ásperos.

Para além de uma maior riqueza tonal sob camadas de distorção, ambos funcionam muito bem quer como lead como ritmo. Adicionem um pedal que trabalhe harmonizações e tonalidades como o Super Shifter, e controlem o resultado para um som coeso com o Equalizer. Como já devem ter percebido, nem vale a pena falar do último pedal.

Pedais de efeitos para Jazz

O jazz está a ressurgir na guitarra usando estéticas sonoras do funk e do rock e este setup vai ao encontro dessa aproximação. Para entrada temos o Super OverDrive, um dos pedais que devem fazer parte da colecção de qualquer guitarrista, independentemente do género que toca. O Chorus dá outra escala às vossas escalas e o Super Octave duplica-lhes as oitavas, para um som mais consistente, rico e muito expressivo.

Para ouvir os pedais nos estilos que abordámos visitem este simulador da BOSS, em que podem desligar e ligar cada um deles, mudar de lead para ritmo e até ter pedais alternativos na sequência. E escolher outros estilos musicais para além destes.

(Nota: Têm que ativar o Flash no vosso browser. Saibam como fazê-lo no Chrome)

Pedais de efeitos para qualquer estilo A BOSS criou alguns guias para criarem setups de Blues, Metal, Classic Rock ou Alternative Rock que sugerem mais pedais para a vossa paleta sonora para além dos que falámos. Mas estas são apenas algumas ideias, existem milhões de combinações de pedais possíveis e nenhuma está errada desde que vos soe bem e tenha um Digital Delay no fim.

O que interessa é que descubram o vosso som, um pedal de cada vez. Vejam os pedais que temos para vocês na nossa loja online.

Publicado no dia 2019-11-21 por Salão Musical de Lisboa 0 9

Deixar um comentárioDeixar uma resposta

Tem que ter a sessão iniciada para poder comentar este artigo.

Procurar no blog

Categorias do blog

Sem produtos

A ser calculado Portes de envio
0,00€ Total

Pagar