Como fazer um podcast?

Como fazer um podcast?

Os podcasts estão na moda. Não são complicados de fazer, há um público enorme à espera de novos conteúdos e ainda não há tantos podcasts como isso: 900 mil contra 600 milhões de blogs. 

Para fazer um podcast precisam de equipamento áudio, muita vontade de partilhar ideias e gostar de falar para outras pessoas. Vamos ajudar-vos a começar o vosso podcast.

O que é um podcast?

Um podcast é, de forma simplificada, uma espécie de programa de rádio para a Internet. A diferença é que, se na rádio tudo acontece em tempo real e a horas marcadas, no mundo do podcasting somos notificados de cada vez que aparece um novo episódio ou programa. 

Os podcasts surgiram no início dos anos 2000 mas só nos últimos três ou quatro anos é que se têm estabelecido como um formato de entretenimento, de comunicação institucional, educação e até ficção. Tudo depende dos objectivos e imaginação dos autores. 

A vantagem dos podcasts é que podem ser ouvidos em qualquer altura e lugar no nosso smartphone, o dispositivo que promoveu a sua popularidade recente. Basta usar uma aplicação como o Stitcher ou o Overcast, ou então recorrer ao iTunes ou ao Spotify, que têm áreas dedicadas só a podcasts.

Se nunca ouviram um podcast, já vos tínhamos recomendado os melhores sobre música, mas podemos partilhar mais alguns: 

  • TapeOp Podcast - a Tape Op é uma das mais importantes revistas para engenheiros de som, produtores e todos aqueles que gostam do lado mais técnico da música. Mas não pensem que só falam de cabos e equipamento. Há muitas histórias para descobrir pela voz de quem trabalha com músicos diariamente. 

  • The Music History Project Podcast -  Série de entrevistas com alguns dos músicos que estiveram presentes em momentos fulcrais da História da Música.

  • RadioLab -  um dos mais populares e imaginativos podcasts que existem, o RadioLab não é um podcast sobre música, mas a música é um dos temas favoritos dos seus autores. Vale a pena conhecer para explorar as possibilidades narrativas deste formato. 

Estes podcasts são todos em inglês, mas existem muitos outros produzidos em Portugal. Os mais populares são feitos por comediantes, depois vêm os políticos e de desporto, o que faz um retrato bastante curioso da cultura e interesses nacionais. Há alguns sobre música, mas poucos. Se calhar está na altura de serem vocês a começar um (e se o fizerem, partilhem-no connosco). 

Como fazer um podcast

O vosso podcast tem que ter um objetivo, seja fazer rir, contar uma história ou promover um produto. Sabendo para onde vão, agora terão de ver como irão lá chegar. A fase mais importante é a do planeamento e vale a pena passarem algum tempo a definir alguns aspectos importantes. 

  • Tema: sobre o que irão falar.

  • Apresentadores: uma pessoa só em todos os episódios, ou várias ao mesmo tempo ou em rotação?

  • Nome: tem que ser chamativo, identificativo e original.

  • Duração e frequência: quanto tempo durará em média cada podcast e com que regularidade irão publicar episódios novos? É uma série limitada ou é para ir fazendo?

  • Formato: vão fazer entrevistas? Vão contar uma história? Vão debater com o vosso co-apresentador um tema?

  • Estrutura: uma grande vantagem dos podcasts é que não há regras impostas por ninguém. Podem usar uma estrutura tradicional de programa de rádio ou gravar ideias para o vosso telemóvel durante a semana e colocá-las ao vosso gosto com ruído ou música de fundo. 

A definição da estrutura depende muito do vosso objetivo pessoal e do público que querem atingir: se forem mais artísticos podem criar um padrão mais complexo ou original. Se tiverem um interesse comercial e informativo, uma estrutura tradicional será a melhor escolha. 

Podem ter guiões (vejam como fazer um e descarregar um modelo grátis) ou improvisar. Mas, como qualquer bom músico vos poderá dizer, até o improviso tem que ter algumas orientações. 

Agora que definiram o que querem fazer no vosso podcast, vamos para a outra parte divertida que é a produção áudio.

Material áudio para podcasts

Gravar áudio é simples e complicado ao mesmo tempo. É muito importante ter um bom som de origem, até porque toleramos ver imagens com riscos e ligeiramente desfocadas mas os nossos cérebros não toleram mau som.

Não precisam de gastar uma fortuna em material de áudio. Vamos ver quais são os equipamentos essenciais para produzirem o vosso podcast com boa qualidade sonora. 

Microfones

O processo mais simples de gravar um podcast é ter um microfone ligado diretamente ao computador e gravar para um editor de áudio digital (DAW). O AudioTechnica AT2020 USB+ é uma escolha excelente e muito versátil que pode resolver todas as vossas necessidades de captação e monitorização de uma vez, se o vosso podcast tiver um só apresentador. O AT2020 USB+  inclui um tripé de mesa, suporte e cabo USB.

Podem recorrer também a outros microfones, dinâmicos ou de condensador, que terão de ser ligados a um interface (ver mais abaixo) para poderem passar o som para o vosso editor de áudio. Vejam os microfones que temos no nosso catálogo e não se esqueçam que precisam de cabos e suportes

Se querem gravar na rua ou fora de casa, um gravador portátil é tudo o que precisam. O Roland R 07 é um gravador compacto que pode ser controlado a partir do vosso smartphone via Bluetooth e que tem uma qualidade de som excepcional para gravar entrevistas, quando estão em movimento, ou apenas para gravar sons ambiente para dar uma cor de fundo aos vossos programas.

Interface de áudio

Se o vosso microfone não for USB,  terão que o ligar a uma placa de áudio externa como a Roland Rubix 22.

O Roland Rubix22 é um interface de áudio para captar um som com qualidade profissional, a um preço muito competitivo. É muito fácil de usar: basta só ligá-lo ao computador por USB e acertar os volumes.  

DAW ou editores de áudio

Para editar o vosso áudio, vão precisar de um programa que grave e permita cortar e reordenar o vosso som, em diversas pistas: uma para o genérico, outra para a vossa voz, outra para a voz do entrevistado, outra para o som ambiente ou banda sonora. 

Existe uma enorme oferta nesta área e muitos são grátis, vejam as nossas sugestões

Auscultadores

São necessários para se ouvirem enquanto estão a gravar e depois para editar ao pormenor o vosso podcast. Sugerimos os Audio-Technica ATH-M20x por serem um dos mais utilizados por utilizadores com um elevado grau de exigência na produção áudio. 

Leiam este guia mais exaustivo de material para montar um estúdio em casa.

Produção do podcast

Agora que têm a ideia, o plano e o material, basta só gravar. Existem questões técnicas que se podem tornar complexas, mas o que recomendamos é que simplifiquem o processo ao máximo.  

Captem o vosso som com qualidade, sem ruídos estranhos como a ventoinha do computador, o zumbido de electrodomésticos ou luzes fluorescentes, ou mesmo o som da rua. 

Coloquem o  áudio no editor, para o qual haverá imensos tutoriais para saberem trabalhar com ele, e evitem que os níveis de áudio batam no vermelho. 

Usem o som natural da vossa voz, é isso que cativa os vossos seguidores: a vossa naturalidade e personalidade. 

Façam testes, ouçam-se e dêem tempo para evoluir até um tom que vos seja confortável e eficaz para o vosso objectivo.

Para o genérico, podem encontrar música grátis em diversos sites especializados. O importante é que se divirtam no processo de criação e gravação. 

Distribuição

Assim que tiverem o vosso episódio feito, terão que o alojar num agregador de podcasts. Existem imensos, muitos a pagar, que irão colocar o vosso podcast em diversos sítios. Este artigo apresenta uma lista actualizada e muito completa dos melhores sítios para alojarem o vosso podcast, da qual retiramos estas seis sugestões para os mais populares:

  1. Buzzsprout

  2. Captivate

  3. Transistor

  4. Simplecast

  5. Podbean

  6. Castos

Depois, criem um site para o vosso podcast ou uma página numa rede social e partilhem-no com os vossos amigos e potenciais interessados. E comecem a pensar no episódio seguinte.

Fazer um podcast pode ser tão simples como gravar para uma aplicação num telemóvel e partilhar o resultado imediatamente com o vosso público, mas também pode ser um trabalho com uma qualidade de produção superior. Depende dos vossos objectivos e interesses e da melhor forma de aplicar a vossa narrativa. 

Para vos ajudar a começar o vosso podcast recomendamos alguns guias para se orientarem desde o início e até aprenderem a transformar o vosso trabalho numa actividade lucrativa. 

1.How To Start A Podcast: A Complete Step-By-Step Tutorial (2020 Guide)  

2. How to Start Your Own Podcast

3. 12 passos de como fazer um podcast de sucesso

Tudo começa com uma ideia e um primeiro passo. Nós temos as ferramentas. Visitem a nossa loja online e equipem-se para produzir um podcast de qualidade.

Publicado no dia 2020-06-15 por Salão Musical de Lisboa Atualidade 0 12

Deixar um comentárioDeixar uma resposta

Tem que ter a sessão iniciada para poder comentar este artigo.

Procurar no blog

Categorias do blog

Sem produtos

A ser calculado Portes de envio
0,00€ Total

Pagar