Ali Arango, o embaixador das guitarras Alhambra

Ali Arango, o embaixador das guitarras Alhambra

Ali Arango é um prodígio da guitarra clássica. Este jovem mestre cubano, de reconhecido talento pelos seus pares, é um dos mais inovadores intérpretes deste instrumento tão exigente, e é por isso que as guitarras Alhambra fizeram de Arango o seu embaixador.

Nascido em 1982 em Havana, Cuba, Ali Arango é um guitarrista que se destaca pela sua capacidade técnica e expressividade que coloca nas suas interpretações. Depois de se ter formado no Conservatório Amadeo Roldán aos 19 anos, este jovem músico teve o privilégio de estudar no Conservatori del Liceu, a prestigiada escola de música de Barcelona, onde se graduou com nota máxima. Foi distinguido de entre todos os estudantes de todos os instrumentos com o Prémio Extraordinário do Conservatório, atribuído ao melhor aluno.

Nesse período, estudou com os mestres Antonio Alberto Rodríguez (Biki) e Joaquín Clerch, tendo recebido lições de Leo Brouwer. Brouwer ficou tão impressionado com o virtuosismo de Ali Arango e com a dedicação que o jovem músico tinha ao estudo da guitarra, que depois o convidou para participar em projectos seus e a interpretar algumas das suascomposições. 

Actualmente, Ali Arango toca a solo ou em colaboração com outros músicos, em orquestras de câmara ou compondo para documentários e instalações de vídeo-arte. Um dos projectos em que a sensibilidade e criatividade de Arango conseguem brilhar mais é o duo que tem com Josué Fonseca, Pyrophorus, onde os dois guitarristas exploram na guitarra clássica as linguagens do jazz e da música popular de origem cubana, expandindo as possibilidades musicais ao seu dispor em peças inteligentes, cheias de influências contemporâneas. 

A carreira de Ali Arango está repleta de distinções, em vários certames e competições internacionais, incluindo o Prémio Andrés Segovia e o Concurso Internacional de Guitarra Alhambra (CIGA). São mais de 20 os prémios ganhos por este jovem músico que parece estar talhado para ser um dos nomes de referência na história da guitarra clássica. 

Não é de admirar que a Alhambra o tenha escolhido para embaixador. As guitarras de eleição de Ali Arango são dois modelos da marca espanhola: a José Maria Vilaplana Série NT e a Alhambra Luthier Aniversario

A Luthier Aniversario é um modelo de luxo da marca espanhola, de nível profissional e que foi feita especialmente para celebrar os 50 anos da Alhambra.

Feita em cedro e ziricote maciços, a Luthier Aniversario é feita com toda a perícia dos artesãos da marca, que fazem com que cada um destes instrumentos seja único e de elevada qualidade.

O som é límpido, com uma presença capaz de encher grandes salas e que responde na perfeição às dinâmicas expressivas dos intérpretes, desde os momentos mais subtis aos mais enérgicos. É uma guitarra única para músicos de eleição.

Não é por acaso que Ali Arango a usa para a sua música, é perfeita para ele. Se quiserem conhecer esta e outras guitarras Alhambra, visitem a nossa loja online e vejam que modelos  são perfeitos para vocês. 

Publicado no dia 2020-06-25 por Salão Musical de Lisboa Atualidade, Cordas 0 6

Deixar um comentárioDeixar uma resposta

Tem que ter a sessão iniciada para poder comentar este artigo.

Procurar no blog

Categorias do blog

Sem produtos

A ser calculado Portes de envio
0,00€ Total

Pagar