Ukulele APC SS103 Soprano Português Boca de Raia

Os novos ukuleles da APC têm um corpo semelhante ao dos cavaquinhos. Este modelo SS103 tem boca de raia e meios tampos, em spruce e madeira preta africana. O fundo e as ilhargas são em nogueira.

Mais detalhes

Ref: 01008
Novo produto

101,77€

Disponibilidade imediata

- +

 
Mais informação

O APC SS103 é um ukulele soprano em formato de cavaquinho, num regresso às origens deste instrumento tradicional havaiano. 

O ukulele é um descendente ilustre do cavaquinho, e a APC quis honrar essas origens com o SS103, um ukulele soprano desenhado com o formato e motivos tradicionais dos cavaquinhos minhotos.

Cruzando estas tradições, o APC SS103 é um instrumento de qualidade, com dois meios tampos de tonalidades contrastantes, sendo metade em madeira clara de abeto e a outra metade em madeira preta africana. O toque tropical é dado pela koa maciça, uma madeira originária das ilhas havaianas e matéria prima dos ukuleles originais, da qual são feitos o fundo e as ilhargas.

A meio dos tampos, encontramos uma boca em forma de raia, tipicamente portuguesa e muito característica dos instrumentos tradicionais do Norte de Portugal, acompanhada por uma linha decorativa no mesmo padrão que realça o formato do corpo deste instrumento, uma aparência tradicional capaz de surpreender os mais distraídos nos primeiros acordes.

O braço é em madeira preta africana com escala em bordo, de 16 trastes. O APC SS103 não soa como um cavaquinho mas como um ukulele, tirando o máximo do potencial acústico do formato cavaquinho em conjunto com as características típicas do ukulele.

O ukulele é um descendente direto do cavaquinho português, levado por marinheiros lusos para as ilhas americanas do Pacífico para animar as tripulações durante as suas longas viagens marítimas, tendo encontrado uma nova casa entre os nativos do Hawaii.

Tornou-se num instrumento muito popular nas primeiras décadas do século XX, em que a música de inspiração havaiana enchia os primeiros dias da rádio nos Estados Unidos, e fez companhia aos soldados americanos nas trincheiras da Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, é um dos instrumentos mais populares no mundo inteiro por ser fácil de aprender e muito divertido de tocar, para além de ser muito portátil.

O APC SS103 é um ukulele soprano com uma responsabilidade imensa mas que consegue respeitar, representando com brilhantismo duas tradições populares tão distantes mas tão ligadas uma à outra pela História. Fabricado em Portugal pela APC.

A APC foi fundada em 1976 por António Pinto Carvalho, que descende de uma escola centenária de luthiers do Porto. A empresa tem cerca de 45 artesãos que constroem diversos tipos de cordofones tradicionais portugueses e de outras origens. A APC é a maior empresa nacional deste ramo, produzindo e vendendo instrumentos para mais de vinte países.

Tenham o melhor de duas tradições num só instrumento com o APC SS103.

Especificações:

  • Tampo: meios tampos, spruce (abeto) maciço e madeira preta africana maciça
  • Boca: raia

  • Fundo e ilhargas: koa maciça
  • Escala: bordo

  • Carrilhão: níquel

made in Portugal

Os instrumentos tradicionais fabricados em Portugal,
devido ao seu fabrico artesanal podem apresentar
diferenças em relação à fotografia existente no site,
especialmente a nível da decoração.

30 outros produtos na mesma categoria:

Sem produtos

A ser calculado Portes de envio
0,00€ Total

Pagar