Viola Campaniça Artimúsica VA40S Boca Redonda Simples

A viola campaniça ou viola alentejana era o instrumento musical usado para acompanhar os cantares à desgarrada, ou a despique,  nas festas e feiras do Alentejo. A viola campaniça VA40S da Artimúsica tem tampo em spruce maciço, fundo e ilhargas em nogueira maciça simples e braço em mogno.  

Mais detalhes

Ref: 07146
Novo produto

411,50€

Disponibilidade imediata

- +

 
Mais informação

A viola campaniça Artimúsica VA40S traz o espírito dos cantares à desgarrada das planícies do Alentejo.

A tradição musical alentejana é rica e intensa, cheia de voz e sentimento. A viola campaniça, também conhecida por viola alentejana, é um belíssimo e, por vezes, esquecido cordofone da tradição popular portuguesa. De som brilhante e melodioso, este instrumento da família das violas de corda de arame servia de acompanhamento aos cantares à desgarrada ou em festas tradicionais e feiras do Alentejo.

A Artimúsica, com toda a sua experiência e sabedoria na construção de cordofones tradicionais portugueses, fez uma viola campaniça que respeita o espírito e tradição das gentes alentejanas. A Artimúsica VA40S é um modelo simples, de boca redonda, com tampo em abeto (spruce) maciço. O fundo e as ilhargas são em madeira de nogueira e o braço é em mogno, com escala em panga panga.

A viola campaniça é um instrumento de grandes dimensões, comparativamente a outros cordofones portugueses, com cerca de 110 cm de comprimento  e uma caixa harmónica de figura esbelta, em forma de oito, muito apertado. É tocada normalmente só com o polegar, e servia de acompanhamento aos cantares à desgarrada dos homens refugiados nas tabernas, resguardados do sol e do trabalho duro da planície, assim como às modas campaniças tocadas nos bailes, feiras e romarias da região.

Como outros cordofones portugueses, tem cinco ordens de cordas, sendo as três ordens mais agudas duplas, afinadas em uníssono, e as duas mais graves afinadas em oitava.

A afinação é Si3 – Sol3 – Mi3 – Lá2 – Mi2 (as duas últimas ordens com oitava acima).

A Artimúsica é uma das marcas de referência na construção artesanal de instrumentos tradicionais portugueses. Fundada em Setembro de 1992,  é um negócio de família que segue as lições e o método de construção deixados pelo mestre Joaquim José Machado há mais de 100 anos. Os seus descendentes honram esse legado, fabricando cada instrumento como se fosse uma verdadeira obra de arte, sendo cada peça única e de alta qualidade.

Honrem também a tradição musical alentejana com um instrumento nacional, feito em Portugal. A viola campaniça Artimúsica VA40S está à vossa espera para que emprestem mãos e voz ao sentimento das planícies.

Especificações: 

  • Modelo: VA40S
  • Boca: redonda
  • Tampo: abeto (spruce) maciço
  • Fundo e ilhargas: nogueira maciça, simples
  • Braço: mogno
  • Escala: panga panga
  • Sanefa: 1
  • Acabamento: brilho

Etiqueta instrumento musical fabricado em Portugal

Os instrumentos tradicionais portugueses,
devido ao seu fabrico artesanal podem apresentar
diferenças em relação à fotografia existente no site,
especialmente a nível da decoração.

Sem produtos

A ser calculado Portes de envio
0,00€ Total

Pagar