Usamos cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar com os cookies ativos consente a sua utilização.
Catálogo
Não existem promoções
A guitarra portuguesa, também chamada guitarra de fado, é um cordofone com 6 pares de cordas e com caixa harmónica em forma de pera.
Existem dois modelos principais de guitarras portuguesas:
As guitarras de Lisboa têm uma voluta em forma de caracol e uma caixa mais estreita. Afinam Si – Lá – Mi – Si – Lá – Ré das cordas mais agudas para as ma...
A guitarra portuguesa, também chamada guitarra de fado, é um cordofone com 6 pares de cordas e com caixa harmónica em forma de pera.
Existem dois modelos principais de guitarras portuguesas:
As guitarras de Lisboa têm uma voluta em forma de caracol e uma caixa mais estreita. Afinam Si – Lá – Mi – Si – Lá – Ré das cordas mais agudas para as mais graves e são usadas sobretudo no fado de Lisboa.
As guitarras de Coimbra têm uma voluta em forma de lágrima e a caixa harmónica é um pouco mais funda. Afinam um tom abaixo das guitarras de Lisboa, ou seja Lá – Sol – Ré – Lá – Sol – Dó. É possível afinar as guitarras de Coimbra com a afinação de Lisboa colocando-lhe um jogo de cordas para guitarra de Lisboa, mas o contrário já não é válido.
Desde que o fado é considerado Património Imaterial da Humanidade pela Unesco, o interesse por este instrumento tem aumentado significativamente.
A guitarra portuguesa é um instrumento essencialmente melódico, que preenche os espaços deixados pelo cantor, sendo o ritmo e a harmonia garantidos pela viola de fado.
A guitarra portuguesa, ou guitarra de fado, assim como outros cistres europeus, parece ter resultado da evolução do cistre europeu renascentista, tanto ao nível da afinação como ao nível da construção do seu interior e exterior.
O cistre esteve fortemente presente na música de corte de toda a Europa, mas especialmente na Itália, França e Inglaterra, desde meados do século XVI até finais do século XVIII.
Esta guitarra portuguesa APC 308LS é um modelo de Lisboa, ou seja, está preparada para usar a chamada afinação de Lisboa (Si - Lá - Mi - Si- Lá Ré, dos agudos para os graves) que é, actualmente a mais utilizada na guitarra portuguesa .
Inicialmente era chamada de afinação do fado ou afinação do fado corrido, tendo provavelmente sido desenvolvida no início do século XIX, sendo maioritariamente adoptada pelos fadistas de Lisboa em meados desse século.
Com a diminuição da utilização da afinação natural por parte dos guitarristas, esta afinação veio a ser chamada simplesmente de afinação de Lisboa, quando afinada aguda em Ré, ou afinação de Coimbra, quando afinada em Dó. Isto porque em Coimbra, os estudantes começaram a afinar habitualmente as suas em Dó , principalmente através da influência de Artur Paredes.
Marcas Artimúsica e APC.
APC
APC
APC
APC
APC
APC
Artimúsica
Artimúsica
Artimúsica
Artimúsica
Artimúsica
APC