Cavaquinho APC 102 C8 Cordas Boca Redonda Meios Tampos Carrilhão

O cavaquinho modelo 102 da APC é um modelo com meios tampos, o que lhe dá um aspecto vistoso. As madeiras usadas no tampo são abeto (spruce) e madeira preta africana.  

Mais detalhes

Ref: 06794
Novo produto

92,04€

Disponibilidade estimada em 4-5 semanas.

- +

 
Mais informação

O APC 102 C8 é um cavaquinho de oito cordas, uma variante que proporciona um  som ainda mais brilhante e cheio que os modelos tradicionais. Fabricado em Portugal.

A APC é uma das maiores marcas portuguesas de instrumentos tradicionais. O APC 102 C8 é um instrumento de grande qualidade a um preço acessível, fabricado com técnicas modernas de construção, seguindo as raízes da tradição.

O APC 102 C8 apresenta várias características que o distingue da maioria dos outros cavaquinhos. Visualmente, destaca-se logo pelos seus dois meios-tampos: uma metade em madeira clara de abeto e outra em madeira preta africana maciça. Na junção dos meios-tampos está uma boca redonda simples, que unifica a imagem de modernidade e tradição que este cavaquinho representa.

O fundo e as ilhargas são em nogueira laminada, em contraste com as madeiras maciças do tampo. O braço é em ácer, com uma escala de 12 trastes em madeira negra africana, nivelada rasa ao tampo do cavaquinho, para um rasgueado brilhante e confortável, mesmo para quem ainda se está a iniciar neste instrumento.

A outra grande diferença do APC 102 C8 é o seu encordoamento duplo. A afinação tradicional do cavaquinho é Ré - Si - Sol - Sol, que aqui aparece dobrada para um timbre ainda mais brilhante e uma presença sonora mais cheia e alegre. Os carrilhões são niquelados, bastante estáveis, mantendo o cavaquinho no tom certo, mesmo quando tocado com grande intensidade.

Este instrumento, predominantemente harmónico, é usado quer a solo para acompanhar a voz, quer em conjunto com outros instrumentos tradicionais, como a viola, a rabeca, o reco-reco, entre outros. O cavaquinho é parte integrante de vários estilos da música tradicional portuguesa, como as rusgas minhotas, mas tem encontrado espaço noutros géneros musicais que beneficiam do seu som brilhante e muito vivo.

O cavaquinho APC 102 C8 é fabricado pela APC, uma empresa portuguesa com décadas de experiência na construção de instrumentos tradicionais. António Pinto Carvalho, o fundador da APC, começou a aprender a arte da construção de guitarras e cavaquinhos, pela mão do avô, apenas com 10 anos de idade.

Em 1976 fundou a APC, especializando-se na construção de cordofones. Hoje em dia é a maior empresa nacional do ramo, com cerca de 50 colaboradores, que dão autenticidade e um toque pessoal a cada instrumento, fabricado com a mais avançada tecnologia de construção, para uma maior precisão e rigor. Modernidade e tradição são a chave desta empresa que promove com orgulho a tradição cultural portuguesa. 

O cavaquinho APC 102 C8 é um cavaquinho especial para músicos que procuram dar um toque ainda mais único à sua música com os sons que definem o folclore nacional.

Especificações:

  • Tampo: meio tampo, spruce solido e madeira preta africana solida
  • Boca: redonda
  • Fundo e ilhargas: nogueira laminada
  • Braço: ácer
  • Sanefa: embutido tradicional
  • Carrilhões: níquel
  • Escala: madeira preta africana

Etiqueta instrumento musical fabricado em Portugal 

Os instrumentos tradicionais portugueses,
devido ao seu fabrico artesanal podem apresentar
diferenças em relação à fotografia existente no site, 
especialmente a nível da decoração.

29 outros produtos na mesma categoria:

Sem produtos

A ser calculado Portes de envio
0,00€ Total

Pagar